Acetilcoenzima A
Anabolizantes
Anabolizantes são uma classe de hormônios esteroides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo, uma vez que favorecem a síntese de proteínas no corpo humano.
Os esteróides anabólicos foram descobertos nos anos 1930 e têm sido usados desde então para inúmeros procedimentos médicos incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular. Podem também ser usados no tratamento de pacientes submetidos a grandes cirurgias ou que tenham sofrido acidentes sérios, situações que em geral acarretam um colapso de proteínas no corpo. O uso mais comum de esteróides anabólicos é para condições crônicas debilitantes, como o câncer e a AIDS. Os esteróides anabólicos podem produzir inúmeros efeitos fisiológicos incluindo efeitos de virilização, maior síntese protéica, massa muscular, força, apetite e crescimento ósseo.
Porém, atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes. Os esteróides anabolizantes também têm sido associados a diversos efeitos colaterais quando forem administrados em doses excessivas, e esses efeitos incluem a elevação do colesterol (aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL), acne, pressão sanguínea elevada, hepatotoxicidade, e alterações na morfologia do ventrículo esquerdo do coração.
Hoje, os esteróides anabólicos são controversos por serem muito difundidos em diversos esportes e possuírem efeitos colaterais. Uma das discussões que pode ser levada em conta, é o fato de que atletas profissionais têm acompanhamento médico de qualidade e podem ser capaz es de fazerem o uso de anabolizantes de maneira regulada e que traga apenas benefícios para o seu desempenho como atleta. Porém, sabemos que, hoje, o uso de algum tipo de mecanismo artificial que possa promover um desempenho anormal do atleta é considerado doping, e que tal uso poderá acometer no banimento do atleta de seu esporte.
O colesterol é considerado um esteroide, principal precursor para a síntese de vitamina D e de vários hormônios esteroides. Sendo sintetizado primariamente da acetil CoA através da cascata da HMG-CoA redutase em diversas células e tecidos.
ResponderExcluirO uso de anabolizante têm uma íntima relação com a impotência sexual no homem.Os esteróides anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona - hormônio sexual masculino que inibem a produção dos hormônios masculinos por um mecanismo de feed-back negativo, já que o organismo interpreta queele está em excesso. Esta inibição acontece porque os anabolizantes provocam, em geral, bloqueios numa glândula chamada hipófise, que é a glândula que controla a fabricação testicular de testosterona. Com isso, o homem pode entrar em um estado chamado de hipogonadismo, ou a falta do hormônio masculino. Nesta situação, ele perde ou diminui o desejo sexual e pode ter a qualidade da ereção afetada - disfunção erétil.
ResponderExcluirO atletas possuem a realidade de conseguirem usar os anabolizantes de maneira saudável através de um acompanhamento médico. Mas, as pessoas que irão ver esses atletas como ídolos e fontes de inspiração terão essa mesma oportunidade? A questão levantada quer mostrar que mesmo que os atletas consigam usar de forma benéfica, a influência que esses atletas terão sobre as pessoas pode acarretar em um uso indiscriminado desses anabolizantes, levando assim a várias consequências negativas que foram tratadas na postagem
ResponderExcluirOs hormônios são componentes do organismo produzidos pelo próprio corpo com função de regular as atividades metabólicas em geral. Acredito que a administração de anabolizantes (e outros hormônios) deveria ser restrita a apenas pessoas com carência ou algum defeito fisiológico, e não simplesmente por fins esportivos e uso cotidiano, uma vez que pode causar muitos prejuízos, sendo que alguns ainda não foram totalmente esclarecidos pela ciência. De qualquer forma, administrar medicamentos desse tipo significa quebrar o equilíbrio homeostático do organismo, por isso as pessoas deveriam se informar mais antes de utilizar de tais procedimentos para simples fins estéticos, que infelizmente dominam a mídia atualmente.
ResponderExcluirO uso indiscriminado de anabolizantes é um perigo em uma sociedade imediatista e excessivamente preocupada com aparência. O problema dos anabolizantes sintéticos é que eles não realizam todas as fuções dos hormônios anabolizantes reais. Assim, o usuário consegue o efeito anabólico desejado, mas não obtêm, por meio dessas substâncias, efeitos secundários que são importantes para o funcionamento do organismo. O problema é que a presença desses hormônios diminui a produção dos originais, desse modo, fazendo com que o usuário ganhe massa muscular, como deseja, mas seja deficiente em diversos outros aspectos
ResponderExcluirOs esteroides anabolizantes são mais uns exemplos de como algumas pessoas fazem para obter resultados da forma mais rápida possível, sem considerar os efeitos colaterais que o mau uso desses compostos pode causar. O uso desses esteroides provoca uma hipertrofia muscular, o que é benéfico para muitos tipos de pessoas, como aidéticos em estado evoluído e pessoas sem muita massa muscular, ou cuja constituição corporal é bastante debilitada. Entretanto, pessoas que não precisam de esteroides anabolizantes os usam indiscriminadamente. Isso não se deve à falta de informação, uma vez que muitos dos usuários conseguem nas próprias academias ou com seus educadores físicos (que deveriam ser os maiores defensores das boas práticas de saúde, entretanto, são tão negligentes ou irresponsáveis quanto seus “pupilos”). Sem falar que as pessoas, quando hipertrofiam seus músculos, não os definem, apenas os “incham”, produzindo um efeito de satisfação corporal ilusório.
ResponderExcluirImportante frisar alguns efeitos encontrados em usuários de anabolizantes: Um físico extremamente musculoso, com uma quase completa ausência de gordura subcutânea afetando o fígado, numerosos tumores de tamanho de bola de pingue-pongue, metade do fígado consistia simplesmente de uma massa quebradiça, similar ao poliestireno ( isopor), testículos diminuidos, hipertrofia cardíaca (coração pesava 636g;. coração de um homem normal, geralmente pesa 300-350g), eletrólitos completamente fora de equilíbrio e os seus níveis de potássio eram extremamente elevados.
ResponderExcluirO uso de anabolizantes vem se tornando, a cada dia, um hábito comum, principalmente pelas pessoas que praticam esportes, para aumentar a competitividade, ajudar na cura de lesões ou simplesmente por questões estéticas. Porém, o consumo excessivo desse tipo de produto é muito perigoso e pode causar danos irreparáveis ao corpo humano. O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como: aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite).
ResponderExcluir