Acetilcoenzima A
Função
Todos os organismos precisam de energia para se manterem vivos e realizarem diversas funções biológicas. Essa energia gasta deve ser suprida pelo organismo. Alguns organismos retiram a sua energia da luz solar,outros organismos realizam oxidações em compostos encontrados no meio ambiente. As substâncias oxidadas pelos seres humanos estão presentes nos seus alimentos e, principalmente, na forma de carboidratos, lipídios e proteínas. Além disso, nós temos reservas de carboidratos e lipídios no nosso próprio organismo que é utilizada quando não estamos nos alimentando.
No nosso organismo, ao serem oxidados, os nutrientes perdem prótons e elétrons e seus átomos de carbono se transformam em CO2. Esses prótons e elétrons ligam-se com coenzimas na forma oxidada, passando assim, à forma reduzida.
Quando ocorre uma reoxidação dessas coenzimas, há liberação de energia que é utilizada para formar um composto bastante rico em energia, a Adenosina Trifosfato(ATP). É o ATP que será utilizado diretamente pelo nosso organismo para realizar as diversas funções vitais do nosso corpo e nos manter vivos.
A postagem mostra a importância da coenzima A no metabolismo e na manutenção de um corpo saudável energeticamente. A partir daí, vale ressaltar o papel da vitamina B5 (ácido pantotênico) na garantia dessa saúde, visto que essa vitamina é um dos constituintes da coenzima A. Uma sugestão para o blog seria explorar, nas próximas postagens, o papel da vitamina B5 para a constituição da coenzima A e relacionar a carência dessa vitamina com o metabolismo humano
ResponderExcluirA postagem foi bastante elucida, objetiva e didática quanto o papel geral das coenzimas para o processo metabólico para reconstituição de moléculas de ATP. Mas sugiro para o blog explorar mais afundo alguns processos metabólicos que envolvem a participação desse composto como os que ocorrem com o ciclo de krebs a fim de compreender melhor a participação desse composto na respiração celular
ResponderExcluirelucidativa**
ResponderExcluirA partir da leitura da postagem nota-se uma grande importância do Acetil-CoA como aceptor intermediário de elétrons, para que a energia liberada no final desse processo se armazene na forma de ATP (trifosfato de adenosina). A participação desses aceptores intermediários é determinada por vários outros fatores, dentre eles, uma dieta rica em vitamina B2 (riboflavina), uma vez que ela participa da síntese de outros aceptores, como o FAD (Flavina-Adenina-Dinucleotídeo), que possui importância notável no processo de oxidação de compostos orgânicos como um todo. Logo, percebe-se a importância de uma dieta rica em riboflavina, com alimentos tais como leite e derivados, vegetais folhosos, cereiais, carnes (principalmente as vísceras), etc... o que torna isso um problema de saúde pública, pois nem todos possuem fontes vastas de alimentos desse tipo para uma nutrição correta, cabendo aos governos e à própria população uma forma de reorganizar a distribuição de alimentos e minimizar o problema da fome.
ResponderExcluirO acetil coA está bem interligsdo com os processos de metabolismo energético. Será que seria possivel, de algum modo, suabdisponibilidade no organismo fosse diminuida por alguma doença? Essa possibilidade seria bem perigosa,mas daria algo bem interessante a se pesquisar
ResponderExcluirAs vitaminas do complexo B estão todas relacionadas ao metabolismo celular, principalmente na forma de coenzimas. A carência das vitaminas desse complexo é extremamente rara e portanto perigosa e mortal para o organismo, uma vez que prejudica o funcionamento de enzimas essenciais como a acetil-coA. Gostaria, se possível, de ler postagens sobre outras influências dessas vitaminas na acetil-coA.
ResponderExcluirPostagem interessante, visto que o acetil CoA é de fundamental importância para o mecanismo do funcionamento do corpo do ser humano: é essencial para o equilíbrio entre o metabolismo de carboidratos e de gorduras. Uma sugestão para as próximas postagens seria a abordagem - bem como o estabelecimento de relações - de moléculas degradadas até que o acetil CoA seja finalmente obtido, como é o caso dos ácidos graxos, a glicina, alanina, a serina, a cisteína, o triptofano, lisina, fenilalanina, tirosina, leucina e isoleucina.
ResponderExcluirA importância do acetil CoA é incontestável, já que ele tem como principal função iniciar o Ciclo de Krebs, além de ser importante na síntese da acetilcolina, que é um neurotransmissor. Assim, a acetil CoA é fundamental para a homeostase do corpo e o completo funcionamento do corpo.
ResponderExcluirComo o Acetil Coa participa como intermediário do ciclo de Krebs, acho pertinente numa próxima postagem detalhar tal ciclo. Explicando como o acetil CoA condensa-se ao oxaloacetato e forma o citrato, e como neste ciclo o acetil CoA será totalmente oxidado já que esses processos são fundamentais para a produção de energia no organismo.
ResponderExcluir