segunda-feira, 12 de maio de 2014

Acetilcoenzima A



Fórmula molecular: C23H38N7O17P3S
Massa molar: 809.57 g/mol


Formação


                A acetilcoenzima A (Acetil-CoA) é provém do metabolismo dos carboidratos e lipídios e, ainda em menor proporção, do metabolismo das proteínas.
                  A sua formação constitui uma das etapas da respiração aeróbia e ocorre na matriz mitocondrial. 
                  Tal fase pode ser representada, esquematicamente, da seguinte forma:  

 2 Ácido pirúvico + 2 NAD+ + 2 CoA  2 Acetil-CoA + 2 CO2 + 2 NADH + 2H+

            A acetil-CoA forma-se a partir do ácido pirúvico produzido na glicólise. O ácido pirúvico passa por uma descaboxilação com a liberação de CO2 (dióxido de carbono), e por uma oxidação, com a liberação de hidrogênio, formando a acetil-CoA por associação à CoA (coenzima A). O hidrogênio produzido é utilizado para reduzir uma molécula de NAD+ (dinucleotide nicotinamida e adenina), formando-se NADH e H+. Por cada molécula de glicose, que dá origem a duas moléculas de acido pirúvico, produzem-se duas moléculas de acetil-CoA, duas moléculas de CO2, duas moléculas de NADH e duas moléculas de H+.
              A principal fonte de energia de animais, de muitos  protistas e bactérias, é a oxidação de ácidos graxos em Acetil-CoA. 








7 comentários:

  1. A postagem conseguiu, de forma clara e concisa, introduzir o assunto ao explicitar o processo de formação do acetil-CoA! Muito bom

    ResponderExcluir
  2. Os processos de metabolismo são muito importantes para a vida. Entender esses processos pode ser bastante proveitoso no esclarecimento de como o corpo obtém a sua energia, que é indispensável para a sobrevivência. É aí, então, que está a importância do assunto do blog, que conseguiu de forma satisfatória introduzir um estudo bioquímico da acetilcoenzima-A

    ResponderExcluir
  3. Post muito objetivo e claro, faz um resumo da ação do acetil-CoA. Ele tem grande importância nos processos metabólicos. Logo, será muito útil aprender um pouco mais sobre o acetil-CoA através do blog. Aguardo as próximas postagens!

    ResponderExcluir
  4. A Acetil CoA é, sem dúvida, uma molécula importante no metabolismo energético humano, pois faz parte do processamento das biomoléculas mais importantes para o corpo. Os mecanismos reacionais bastante complexos mostram como tudo dentro do organismo deve ser bem arquitetado para que nada ocorra de errado. Aguardando as próximas postagens para conhecer um pouco mais sobre esses processos.

    ResponderExcluir
  5. Introdução clara e concisa a respeito da acetilcoenzima-A e seu papel na respiração celular. Acredito que além de um simples produto metabólico ela deva ter outras funções na célula, estou curioso para saber mais nas próximas postagens.

    ResponderExcluir
  6. Boa introdução sobre o assunto. Espero através desse blog entender um pouco mais sobre o metabolismo energético humano e como o acetil-CoA contribiu para tal processo.

    ResponderExcluir
  7. A acetilCoA é sem dúvida muito importante para o funcionamento normal do corpo, ela funciona como centro que liga as três moléculas energéticas possíveis: glicose, proteínas, lipídeos. Convém destacar que parte dela vem da Coenzima A e esta tem em sua estrutura vitamina B5, ácido pantotênico, ela é encontrada no fígado, cogumelo cozido, milho, abacate e carne de galinha, ovos, leite, vegetais, legumes e cereais de grão. E sua deficiência causa: Fadiga, má produção de anticorpos, cãibras musculares, dores e cólicas abdominais, insônia,mal-estar geral, fraqueza de unhas e cabelo.

    ResponderExcluir